Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro

Movimento Projeto Central

O Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro é o primeiro de uma série de publicações que visa contribuir para formulação e desenvolvimento de políticas públicas em mobilidade via sistema ferroviário, capazes de atender às necessidades da população e promover igualdade e bem estar coletivo. Trata-se de conjunto de propostas que contou com a participação da sociedade na seleção e definição de políticas.

Rio metropolitano: Mobilidade, desigualdade e os desafios de reequilibrar a metrópole

ITDP Brasil e Casa Fluminense

O estudo analisa o índice de proximidade ao transporte de média e alta capacidade (PNT) no município e na metrópole do Rio, revelando desigualdades no acesso ao transporte público, e levanta propostas para promover equidade.

Violência e Polícia: três décadas de políticas de segurança no Rio de Janeiro

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania

Neste artigo discute-se o que a variável explicativa mais forte para entender as particularidades e a intensidade da criminalidade e da violência no Rio de Janeiro ao longo de três décadas é a própria polícia e as políticas de segurança levadas a cabo ao longo dos governos desde antes do fim da ditadura.

Guia GPS — Gestão Pública Sustentável

Programa Cidades Sustentáveis

 

Este guia coloca à disposição prefeituras brasileiras um conjunto de conceitos, ferramentas, metas e indicadores para que a gestão pública municipal possa se aperfeiçoar e avançar em planejamentos inovadores e sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Nota Técnica: Descentralização Econômica no Rio de Janeiro

Casa Fluminense

 

A primeira nota técnica da Casa Fluminense versa sobre o contexto da descentralização econômica em direção à Baixada e Leste Fluminenses e ao interior do estado, oferecendo diagnósticos e propostas para sua operacionalização. O policy mesmo, divide-se em quatro partes, sejam elas: contexto, análise, questões-chave e propostas.

Contribuição ao Governo do Estado do Rio de Janeiro

Instituto Baía de Guanabara 

Escrita em meio ao processo eleitoral de 2014, a carta enumera ações e medidas para combater o despejo de esgoto não-tratado e resíduos sólidos nos rios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, tecendo considerações sobre iniciativas de articulação entre os diversos níveis de governo, iniciativa privada e sociedade civil.

Construir uma agenda para a cidade metropolitana

Casa Fluminense

A presente sistematização é resultado da construção compartilhada de uma visão de futuro para o Rio realizada pela rede de parceiros da Casa durante o 7º Fórum Rio, que aconteceu no dia 2 de abril de 2016 na Pavuna. Os desafios e propostas levantados no encontro tem papel central no processo de atualização da Agenda Rio.

Estratégias locais para expandir os investimentos em transporte urbano

ITDP

Para reduzir a dependência de recursos de outras esferas de governo, fortalecer a capacidade local de planejamento de longo prazo e investimentos em infraestrutura de transporte urbano de grande porte, é preciso aumentar as receitas geradas localmente, assim como atrair investimentos externos.

Carta da Baixada – Por segurança cidadã e uma cultura de paz

Casa Fluminense e Fórum Grita Baixada

Documento contém propostas de políticas públicas para defesa da vida na Baixada Fluminense, endereçadas às instâncias municipal, estadual e federal de governo. O documento é resultado do Curso de Segurança Pública e Cidadã da Baixada Fluminense, realizado pelo Fórum Grita Baixada e a Casa Fluminense no início de 2015.

Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho

Fórum Comunitário de Jardim Gramacho

O Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho é fruto da reflexões de pessoas reunidas no Fórum Comunitário de Jardim Gramacho com o objetivo de criar um novo plano de ação para o bairro, refletindo sobre as questões e problemas de cada área específica e definindo as atividades necessária para as suas resoluções.

Deixe sua contribuição

Você também pode contribuir com este banco de dados enviando sugestões de publicações, artigos, dossiês, livros ou outros tipos de materiais que contenham propostas de políticas públicas para o Rio ou subsídios para qualificação do debate a respeito delas.

Envie seu material