projeto central

Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro

Movimento Projeto Central

O Projeto Central – Aceleração do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro é o primeiro de uma série de publicações que visa contribuir para formulação e desenvolvimento de políticas públicas em mobilidade via sistema ferroviário, capazes de atender às necessidades da população e promover igualdade e bem estar coletivo. Trata-se de conjunto de propostas que contou com a participação da sociedade na seleção e definição de políticas.
CapaPNT

Rio metropolitano: Mobilidade, desigualdade e os desafios de reequilibrar a metrópole

ITDP Brasil e Casa Fluminense

O estudo analisa o índice de proximidade ao transporte de média e alta capacidade (PNT) no município e na metrópole do Rio, revelando desigualdades no acesso ao transporte público, e levanta propostas para promover equidade.
boletim21violenciaepolicia-page-001 (1)

Violência e Polícia: três décadas de políticas de segurança no Rio de Janeiro

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania

Neste artigo discute-se o que a variável explicativa mais forte para entender as particularidades e a intensidade da criminalidade e da violência no Rio de Janeiro ao longo de três décadas é a própria polícia e as políticas de segurança levadas a cabo ao longo dos governos desde antes do fim da ditadura.
gestão-pública-sustentável-page-001

Guia GPS — Gestão Pública Sustentável

Programa Cidades Sustentáveis

 

Este guia coloca à disposição prefeituras brasileiras um conjunto de conceitos, ferramentas, metas e indicadores para que a gestão pública municipal possa se aperfeiçoar e avançar em planejamentos inovadores e sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
0001

Nota Técnica: Descentralização Econômica no Rio de Janeiro

Casa Fluminense

 

A primeira nota técnica da Casa Fluminense versa sobre o contexto da descentralização econômica em direção à Baixada e Leste Fluminenses e ao interior do estado, oferecendo diagnósticos e propostas para sua operacionalização. O policy mesmo, divide-se em quatro partes, sejam elas: contexto, análise, questões-chave e propostas.
ContribuiçõesIBG

Contribuição ao Governo do Estado do Rio de Janeiro

Instituto Baía de Guanabara 

Escrita em meio ao processo eleitoral de 2014, a carta enumera ações e medidas para combater o despejo de esgoto não-tratado e resíduos sólidos nos rios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, tecendo considerações sobre iniciativas de articulação entre os diversos níveis de governo, iniciativa privada e sociedade civil.
Sistematização7ForumRio-page-001

Construir uma agenda para a cidade metropolitana

Casa Fluminense

A presente sistematização é resultado da construção compartilhada de uma visão de futuro para o Rio realizada pela rede de parceiros da Casa durante o 7º Fórum Rio, que aconteceu no dia 2 de abril de 2016 na Pavuna. Os desafios e propostas levantados no encontro tem papel central no processo de atualização da Agenda Rio.
posicionamento_01-page-001

Estratégias locais para expandir os investimentos em transporte urbano

ITDP

Para reduzir a dependência de recursos de outras esferas de governo, fortalecer a capacidade local de planejamento de longo prazo e investimentos em infraestrutura de transporte urbano de grande porte, é preciso aumentar as receitas geradas localmente, assim como atrair investimentos externos.
carta

Carta da Baixada – Por segurança cidadã e uma cultura de paz

Casa Fluminense e Fórum Grita Baixada

Documento contém propostas de políticas públicas para defesa da vida na Baixada Fluminense, endereçadas às instâncias municipal, estadual e federal de governo. O documento é resultado do Curso de Segurança Pública e Cidadã da Baixada Fluminense, realizado pelo Fórum Grita Baixada e a Casa Fluminense no início de 2015.
Plano de Ação II completo capa-page-001

Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho

Fórum Comunitário de Jardim Gramacho

O Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário de Jardim Gramacho é fruto da reflexões de pessoas reunidas no Fórum Comunitário de Jardim Gramacho com o objetivo de criar um novo plano de ação para o bairro, refletindo sobre as questões e problemas de cada área específica e definindo as atividades necessária para as suas resoluções.